Defina no mínimo 4 possíveis perfis de seus clientes, essa estratégia pode ajudar você a impactar cada um no seu momento de compra, aquisição ou conversão, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece.

Target | A importância de atingir o público certo

A definição do público alvo está entre as primeiras etapas no planejamento de um novo negócio e pode ser determinante para o sucesso.

Ao iniciar um plano de negócio ou um plano estratégico, seja ele para fins online ou físico, a identificação do público-alvo está entre as principais etapas do planejamento. Uma das maneiras de conhecer o perfil do seu público é entender quais são as suas necessidades específicas e como o seu produto pode ser capaz de atendê-lo.

Ao entender o segmento fica claro o posicionamento e a atuação que sua marca deve ter no mercado, além de ser determinante na elaboração das estratégias de marketing. Sem isso, o relacionamento e a comunicação com os clientes podem ficar comprometidos.

Durante o planejamento, ao definir o target (o público alvo), é importante entender que há clientes de diversos tipos e com necessidades próprias; por isso, durante a segmentação do seu nicho, é importante detalhar idade, sexo, renda, nível de escolaridade e aspectos geográficos e comportamentais, além de características mais específicas como preferências, estilo de vida, hábitos, desejos etc.

Defina no mínimo 4 possíveis perfis de seus clientes, essa estratégia pode ajudar você a impactar cada um no seu momento de compra, aquisição ou conversão, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece.

Ainda durante essa fase, você deve levar em consideração que o público que deve ser atingido em suas ações de marketing não é somente aquele que você acredita ser o consumidor final do seu produto; são todos aqueles que estão envolvidos com o seu público-alvo e que podem, de alguma forma, participar da decisão de compra. Pense muito antes de iniciar a produção de conteúdo, para que o nível de assertividade seja considerável e os resultados apareçam.

As estratégias de marketing devem trabalhar para atingir, além do seu público-alvo, os possíveis tomadores de decisão.

Um fabricante de produtos infantis precisa levar em conta as necessidades do seu target, que são as crianças e os bebês; no entanto, as estratégias de vendas precisam atender especificamente às necessidades dos pais, genitores e responsáveis, que são os reais tomadores de decisão.

Com a definição deste público e estratégias de marketing elaboradas, o próximo passo é colocar em prática as ações digitais de divulgação. Independentemente da ferramenta escolhida para essa etapa (Redes Sociais, Social Ads, Google Ads, SEO, e-mail marketing etc.), a clareza e precisão quanto ao target será determinante.

2 thoughts on “Target | A importância de atingir o público certo”

  1. Sobre a publicação “Target – A importância de atingir o público certo.” Essa matéria veio exatamente em encontro ao meu questionamento de alguns dias! Mais uma vez, obrigado, passar por aqui me ajudou muito! E, vamos continuar nossas consultorias rumo ao sucesso!

  2. Sobre a publicação “Target – A importância de atingir o público certo.” Essa matéria veio exatamente em encontro ao meu questionamento de alguns dias! Mais uma vez, obrigado, passar por aqui me ajudou muito! E, vamos continuar nossas consultorias !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *