CTA: O que é? Para que serve?

CTA: O que é? Quando usar?

Com a invasão do mundo digital, internet, marketing digital em nossas vidas, certamente você já ouviu falar ou viu em algum lugar essa sigla: CTA. Mas afinal o que é? Para que serve? Por que usar?

Você sabia que ela pode ser uma ferramenta chave para o seu negócio? Trazemos aqui a dicas de como utilizar esse tal: CTA.

 

O que é CTA?

CTA é a abreviação de call-to-action (na tradução literal: “chamada para uma ação”). O CTA é qualquer chamada, um alerta, seja ele visual ou no texto, que leve o leitor a realizar alguma ação.

Ela é Uma ferramenta importantíssima para qualquer negócio e pode ser a melhor estratégia para o seu Marketing Digital, além de gerar “leads”.

Porém, é necessário usar com cautela, no momento certo e somente em ocasiões que você considere que possa ter um nível de conversão grande.

 

Como escolher o Call To Action certo?

Primeiro de tudo, você deve levar em consideração qual é o seu objetivo. Ele será a chave para pensar em alguma “chamada” que poderá atrair seu público e o levará a realizar a ação que você pediu, seja Gerar tráfego, fazer downloads de e-books, inscrições para Newsletters, compartilhamentos de arquivos (fotos, gifs ou textos), curtidas em redes sociais, etc.

 

PCM Comunicação e Marketing | CTA - Call - To - Action

 

Aqui baixo seguem algumas dicas que podem te ajudar a escolher o CTA mais adequado para cada conteúdo ou página:

  • Considere o estágio no Funil de Vendas, onde está o seu público, em que momento ele se enquadra.

Por exemplo, não é adequado mostrar a um novo visitante, logo de cara algo como: COMPRE AGORA. Não! Você deve levar em consideração com quem quer falar. Esse tipo de ação deve s­­er direcionada a alguém que já sabe o que você oferece e já está num estágio de compra no Funil de Decisão.

Um e-commerce, por exemplo, você deve levar em consideração os dias do mês, de preferência próximo aos dias de pagamentos, que certamente o visitante está mais propício a realizar uma compra.

Para alguém que está chegando agora e não conhece nada sobre você, direcione-o para seus produtos ou serviços com algo mais conceitual e atrativo e use o CTA num segundo momento.

  • Analise seu público (persona) para usar um CTA mais preciso.

Um passo muito importante é saber quem é sua audiência, a sua persona, com quem você fala ou quer falar e para quem você vai direcionar um post.

Por exemplo: uma marca de comida deve usar estratégias para alcance de visibilidade, em horários próximos ao meio dia, com um conteúdo que encha os olhos de quem visualiza. Sabe aquele velho ditado: nossa! É de comer com os olhos. Pois é, desta forma, você atrai e gera desejo pela sua marca.

Um próximo passo é analisar e entender os períodos do mês em que comer fora ou comprar comida, é mais recorrente. No pós pagamento, por exemplo. Se ligue nos detalhes que os consumidores podem estar em um momento decisivo para efetuar compra.

Esse momento é o ideal para obter um retorno com a utilização de um CTA – Call-To-Action.

  • Escolha o formato ideal do Call To Action:

A escolha do formato é outro fator importante e deve ser considerado, afinal há muitas formas de se expor uma ação para que seu cliente efetue.

Faça testes A/B com imagens, cores, textos e links do CTA, e através dessa análise é possível identificar e optar pelo formato que te dê a melhor performance.

 

Onde usar:

Há diferentes plataformas que podemos obter êxito no uso de uma campanha com CTA, veja onde usar:

Home do Site

Se ele chegou até aqui, é bem provável que tenha algum interesse no que você oferece, sugira algo fácil de fazer, como por exemplo, compre num único clique, inscreva-se no curso, solicite orçamentos, baixe e-book, assine a nossa newsletter,. Facilitar a ação para o visitante é primordial. Quem está navegando quer praticidade; facilite a vida do seu prospect.

Redes Sociais

As redes sociais são peças fundamentais em estratégias de marketing digital. Nela você pode direcionar seu público para o seu site, para efetuar uma compra e ser direcionado para o produto específico, enviar mensagem direta.

Cada rede social possuem formas diferentes de se utilizar um CTA, de acordo com cada objetivo também.

E-mail Marketing

Uma mensagem bem estruturada e acompanhada de CTA’s encantadores, é um ótimo meio de impactar o cliente com seu produto ou serviço.

Posts no blog

É importante porque com conteúdo de qualidade as buscas são favorecidas e levam a seu site ou produto nos resultados de busca de pessoas que tem interesse. Um artigo bem estruturado pode ser o ponto decisivo na tomada de decisão de um consumidor final. Fale do seu produto, explique, dê informações positivas e reviews que ajudem o cliente a tomar uma decisão com embasamento de quem entende do assunto. Tenha intenção de atrair a maior quantidade de visitantes possível para uma página de destino através do blog.

Anúncios

Invista em anúncios, em links patrocinados. Neles a utilização de CTA’s potencializa a efetividade das ações dos visitantes. Com a utilização de textos são curtos e o uso cauteloso de palavras-chave, você pode obter bons resultados.

 

O uso do CTA é uma ação que não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing, seja ela online ou off-line. Feito o seu CTA, analise essas ações, tenha o suporte de um profissional de marketing para interpretar os resultados de acordo com cada ação.

Muitas vezes as pessoas falam: “mas eu já fiz e não obtive o resultado que eu esperava”. OK… Mas que tipo de estratégia você utilizou, como foi feito seu anúncio, que período ele esteve no “ar” (veiculado)? Esses são detalhes importantes que precisam ser analisados durante a elaboração da estratégia.

 

Um profissional de marketing está capacitado para te ajudar a obter resultados significativos e sucesso de acordo com seu objetivo. Ele domina técnicas e ferramentas que analisam os dados e nos dá insights.

 

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